quinta-feira, 29 de maio de 2008

Quando os europeus chegaram às terras brasileiras, graças ao projeto mercantilista, encontraram aqui grandes nações que se organizavam socialmente através de tribos. Estima-se que viviam no Brasil no século XVI aproximadamente 6 milhões de pessoas . Hoje, este número se reduz e chega a 1%deste total.
Para melhor facilidade no contato dos europeus com os indígenas, os primeiros trocavam coisas consideradas por eles de ínfimo valor por ouro, ervas e pau-brasil. O contato indígena como o homem branco, até então eram pacíficos, mas a partir do momento em que os europeus passaram a se utilizar da força para submeter os índios eram castigados, humilhados, além do desrespeito as tradições, exumação de tribos inteiras.
Partindo deste breve passeio histório vamos noso remeter ao episódio do representante da ELETROBRÀS Paulo Fernando Resende e os índios da tribo caiapós. A defesa indígena foi vista e transmitida pela mídia como "selvageria". Para quem está sendo "convidado" a se destituir de seu território, para construção de outra hidrelétrica, a segunda maior do Brasil, depois de Itaipú é uma ofensa. Que benefício teriam estas tribos?
Este caso lembra-me quando a família real chegou ao Brasil, e como não podiam (oui não queriam) construir suas moradias, destituíram seus verdadeiros moradores para ocupar estes espaços. Outro caso também feito pelo próprio governo, por exemplo, no pelourinho, que expulsou os moradores para transformação da eestrutura em centro turístico e cultural, hoje reterritorializado pelos antigos moradores e pelas pessoas que pertencem a esta mesma classe , mas, para que isto viesse a ocorrer foi preciso um conflito entre as partes.
Hoje, a ELETROBRÁS retoma um projeto antes abandonado e agora com a proposta de redução de área alagada de 1.225 Km2 para 440 Km2 numa reserva indígena. Reserva como o próprio nome diz reservado, e a uma sociedade que teve suas terras , culturas limitadas e agora o território que já é pequeno pela quantidade de terras que um dia já possuiam, terá que ser reduzido mas ainda para atender a interesses capitalistas, já que, o Brasil possui potencial hidrelétrico para abastecer todo o país e adjacências.
E agora, a quem caberá a decisão? E qual a posição da FUNAI diante deste caso?
Este episódio aos poucos está sendo abafado pela mídia para que as decisões sejam tomadas , os índios sejam vistos como estão sendo; homens selvagens que não tem atitudes próprias e sem direito a decisão de seu bem estar



Publicado por: Sílvia de Santana Borges

Nenhum comentário: