quinta-feira, 10 de abril de 2008

Mário José dos Santos Fagundes
mariojsfagundes@yahoo.com.br


O LUGAR CONTROLADO

A diferenciação entre conceitos de lugar e espaço e o modo como Michel de Certeau os aplica em seus textos consiste no objetivo principal dos capítulos 03 e 04 da obra Cotidiano e invenção:os espaços de Michel de Certeau de Fábio B. Josgrilberg. Numa linguagem e percepções diferenciadas das comumente empregadas no curso de geografia, estes conceitos podem parecer confusos, para nós geógrafos.Entretanto, contribuem para uma ressignificação e/ou (des)construção dos conceitos geográficos de espaço e lugar, bem como para uma crítica epistemológica à nossas produções dentro da academia e das várias instâncias do nosso cotidiano.
O conceito de lugar controlado apresentado por Michel de Certeau se aproxima muito do conceito de território de Milton Santos em A natureza do espaço (2004). Para este último, território se materializa a partir das relações de poder entre o homem e o espaço; já para Certeau a noção de lugar indica um “lugar próprio” onde os elementos que o constitui estão organizados de forma estável. Um “lugar” organiza seus elementos um em referencia ao outro. Assim, dois elementos nunca podem estar na mesma localização. Cabe às estratégias (IBIDEM, p.59 apud JOSGRILBERG, 2005), ou aparato disciplinar (FUCOALT apud JOSGRILBERG, 2005) organizar o lugar. Certeau apresenta “estratégias” como a manipulação das relações de poder, o cálculo, em prol do controle e da disciplina se referindo à escrita (leis) como um grande modo de organização da sociedade.
Josgrilberg se utiliza Foucault para esclarecer a natureza das produções de Certeau. Inicialmente os trabalhos dos dois autores parecem imbricados quando o objetivo é reconhecer e suscitar as estratégias, o aparato disciplinar no objetivo de alcançar a estabilidade ou o aparato social. Ambos denunciam o desejo de disciplinar baseado em um poder, em conhecimento, divisões, controle de tempo e na organização de elementos dentro de um espaço. No entanto, a preocupação empregada por Certeau no tocante à rejeição do corpo a essas normatizações, ao grito, ao inesperado às possibilidades de resistência, o distância das formulações foucautianas.

O LUGAR PRATICADO

Dentro do lugar praticado os indivíduos constroem suas identidades aproveitando-se das brechas na estrutura escriturística de organização da sociedade, construindo assim um espaço paralelo, fruto dos usos e costumes do cotidiano.A esse modo de construir o seu espaço a partir de um espaço organizado Certeau denomina de a arte do fraco.
Vale salientar que estas duas dimensões do espaço coexistem e funcionam como uma espécie de corda bamba aonde o constante equilíbrio/conflito entre estratégias e táticas vai organizando os espaços.
As práticas cotidianas são criadoras da identidade do lugar, construindo, desconstruindo e reconstruindo os espaços. Em tempos de globalização, por exemplo, e de práticas de homogeneização dos espaços (SANTOS, 2008), a luta pelo poder através do controle do corpo, dos gostos, do pensar, traz, em contra partida, a emergência de ações contrárias à essas políticas e de usos cada vez mais diversificados das próprias técnicas homogênicas.O desemprego causado pela era dos shopings centers acaba por contribuir para a efervescência do comércio informal, a arte daqueles excluídos do projeto tecnológico de dominação do capitalismo global.
O controle total não existe, a liberdade total não existe.A máquina escriturística, a tecnologia não dominará plenamente o homem, pois este é carregado de experiências, vivências, necessidades e valores que contribuirão para a formação e defesa da sua identidade.

REFERÊNCIAS

JOSGRILBER,Fabio B.Cotidiano e invenção: os espaços de Michel de Certeau. Coleção ensaios transversais. São Paulo: Escrituras editora,2005.

SANTOS,Milton. A natureza do espaço.São Paulo:EDUSP,2004

______________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.São Paulo . 15ª ed. Rio de Janeiro:Record, 2008,

Nenhum comentário: